terça-feira, 1 de setembro de 2015

De movimento para Movimento: nasce a nova associação do Jardim Botânico


Da Redação do MCJB - 01/09/2015


No dia do aniversário do Jardim Botânico como Região Administrativa XXVII os moradores fincam a bandeira da mudança e criam uma nova associação que efetivamente represente a comunidade do bairro.


A decisão de formalizar o Movimento Comunitário do Jardim Botânico como associação foi oficializada ontem (31/08/2015), em reunião com lideranças comunitárias e síndicos de diversos condomínios do bairro. O edital, convocando para Assembleia de constituição, foi lançado hoje, no mesmo dia em que a Região Administrativa do Jardim Botânico completa 11 anos de existência (clique aqui para ter acesso ao edital).


O Movimento Comunitário do Jardim Botânico, ou simplesmente Movimento, como é chamado,  será estruturado em um modelo de estatuto que atenda efetivamente aos requisitos da lei 9790/99 e, portanto, possa obter futuramente a certificação de OSCIP - Organização Social de Interesse Público, emitido pelo Ministério da Justiça. Além disso, seus associados estão distribuídos em várias categorias, o que vai democratizar a participação. Poderão ser associados, além de síndicos e presidentes de Associações do Jardim Botânico, o comércio (pessoa jurídica), moradores,  patrocinadores, dentre outros.


“Todos podem participar”, afirma Graça Melo, colaboradora do blog, consultora do Terceiro Setor, que disponibilizou seu conhecimento na elaboração do Estatuto.  “A intenção é que essa associação abra espaço para toda a comunidade que representará, ou seja, o Jardim Botânico. Além disso, o estatuto foi preparado de forma a contemplar uma certa blindagem contra fraudes e manipulações políticas”, completa.


Objetivos


Os objetivos do Movimento são diversos, mas abordam, como prioridade, a organização das demandas do bairro e a consequente busca de soluções. Realizar a interlocução com o Governo e outras entidades públicas e privadas, propondo ações sociais e comunitárias são outros de seus principais objetivos.  


Ficamos na inércia comunitária por muitos anos e, como consequência, quase perdemos nossa Região Administrativa. Praticamente não recebemos investimentos públicos nos últimos anos, sofremos com a falta de equipamentos e serviços públicos, mesmo com o aumento da população local”, afirma Rosilene Marques, uma das principais coordenadoras do Movimento.


A Assembleia que deverá constituir o Movimento como associação está marcada para ocorrer no dia 16/09/2015, entretanto o Movimento existe desde o princípio do ano, nascido das primeiras reuniões da comunidade com o administrador interino.  

Se você, leitor e morador do Jardim Botânico, quiser participar, clique aqui para entrar em contato.

1 comentários:

Parabens por esta iniciativa, é inteligente e vai dar muitos bons resultados, que voces continuem, dando este exemplo de cidadania, com inteligencia, e equilibrio, nós aqui do residencial Itaipú, estamos com o MOVIMENTO e esperamos podermos colaborar da melhor maneira possivel. Contem conosco!!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.