quinta-feira, 28 de julho de 2016

Secretária de Segurança e Comandante Geral da PM vem ao Jardim Botânico

Da Redação do MCJB - 28/07/2016
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB
Secretária de Segurança Márcia Alecancar (c), se reúne novamente com comunidade do Jardim Botânico e o comandante geral da PMDF, Coronel Nunes (e).

A Secretária de Segurança, Márcia Alencar, e o Comandante da PMDF, Cel. Nunes, vieram ao Jardim Botânico ouvir a comunidade sobre os problemas que envolvem a segurança, antes de apresentarem proposta de solução de curto prazo para a segurança pública do bairro.

O encontro aconteceu no Condomínio Ouro Vermelho I no dia de ontem (27). Participaram a presidente e o vice-presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico e, do CONSEG-JB, Flávio Santos, que novamente expôs o problema da violência crescente, cuja vítima mais recente foi a Paróquia Santa Clara São Francisco (relembre aqui). Além das ocorrências de assalto que vem atormentando o morador do bairro, há o sentimento comunitário de desvalia e impotência perante os últimos acontecimentos. Também foi explicado, com mais detalhes, o problema da mancha criminal falha, que orienta as decisões sobre segurança de forma equivocada.



Márcia Alencar acenou com a possibilidade de participar da reunião de hoje (28) do CONSEG-JB, que se realizará às 19 horas, na Paróquia Santa Clara e São Francisco (clique aqui para ver no mapa).  Uma proposta de melhoria da segurança pública será apresentada na reunião.

Para o Movimento, a solução mais efetiva passa pela criação de um destacamento da PM exclusivo para o bairro. Essa proposta, entretanto, não diminui a confiança dos integrantes do CONSEG-JB e do Movimento Comunitário no plano a ser apresentado pelo Cel. Sant´Ana, Subcomandante Geral, na segunda quinzena de agosto, conforme acertado em reunião ocorrida na última segunda-feira.

A secretária enfatizou que os problemas de segurança têm raízes na desigualdade social. E a estrutura urbana das regiões que constituem o entorno do Plano Piloto, entre elas o Jardim Botânico, potencializa o problema. Além disso, o Distrito Federal recebe 70 mil pessoas por ano, vinda de outros estados. Somente nos últimos 5 anos, são 350 mil pessoas que procuram por habitação, trabalho e segurança. Portanto, falar de qualidade de vida no Jardim Botânico passa também por compreender a saga de outros seres humanos que buscam o DF como forma de terem uma vida digna. A Segurança Pública, segundo Márcia, precisa entender e abordar todos esses fenômenos sociais.

1 comentários:

A força da comunidade em reivindicar melhorias de segurança passa pela motivação e crença de que a sua presença nas reuniões do CONSEG (hoje 28) terá um efeito imediato no impacto causado pela demonstração de uma comunidade decidida a conquistar seus direitos. A acomodação deve ser deixada de lado e se conscientizar que sua presença fará enorme diferença para demonstrar aos órgãos públicos presentes que não desistiremos das conquistas que temos direito por ser pagadores de impostos e que o GDF deve atender as demandas, diversas vezes colocadas, insistentemente, nas suas mesas. "VENHA PARA A REUNIÃO DO CONSEG. COM SUA PRESENÇA, SEREMOS MAIS FORTES"

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.