terça-feira, 28 de julho de 2015

O "poste" da discórdia

Da Redação do MCJB - 28/07/2015


A obra no balão da ESAF, intervenção do DER para escoamento do trânsito nesse ponto de afunilamento, está paralisada. A causa, apontada pelo DER, é um poste de energia, que precisa ser retirado. Mas o poste é responsabilidade da CEB. Enquanto isso as férias escolares estão acabando e o desespero desse afunilamento do trânsito vai aumentando entre a população que precisa se deslocar.



As intervenções na DF-001 e o recapeamento da DF-035 foram iniciadas em maio deste ano, com previsão para serem concluídas em novembro. A intervenção no balão da ESAF é considerada urgente para diminuir os constantes engarrafamentos.

As três faixas da DF-001 diminuem para duas, ao se chegar no balão, criando um gargalo, responsável principal pelos engarrafamentos. A proposta é diminuir o canteiro central no ponto que afunila a pista e reduzir o tamanho do balão, criando-se escoamento para a terceira via. É nesse ponto que está o poste da discórdia.
____________________________________________
Clique aqui e veja a proposta de intervenção do DER

O DER informa que, se não fosse o poste, a obra estaria pronta em um mês. A CEB informa que não tira o poste se o DER não pagar pela retirada.

Enquanto as milhares de pessoas que passam cotidianamente pelo balão da ESAF ficam presas no gargalho do trânsito no balão, a CEB e o DER ficam presos no gargalo da falta de diálogo e agilidade entre setores do GDF.

Como resultado as obras desaceleraram e as máquinas estão paradas. Os morados, com o fim do período de férias escolares e início do 2º semestre, estão preocupados. Essa é uma época de aumento significativo de veículos e, portanto, de engarrafamentos e problemas no trânsito, que poderiam ser evitados se as obras estivessem cumprindo o calendário previsto.

CEB diz que culpa é do DER

“A demora na retirada do poste faz com que carros passem nas pistas preparadas para receber a massa asfáltica, prejudicando o preparo da pista”, informou Sr. José Antônio, encarregado da obra pelo DER. “Se não colocamos cones e meio-fios, os carros passam e desmancham a preparação feita”, informou. 

Os funcionários do DER culpam a CEB pela demora na retirada do poste, e a CEB afirma que o DER precisa pagar por essa retirada e até hoje esse empenho não foi autorizado. “Faremos uma reunião esta semana para definir esse empenho”, informou o engenheiro do DER Geraldo Jacinto, admitindo que a CEB já enviou a documentação necessária para execução da retirada do poste. “A CEB prometeu realizar o serviço imediatamente após a emissão do empenho, retirando o poste, creio que até setembro terminamos”, concluiu.

______________________________
Veja também:
=> Editorial: A lenda dos viadutos
=> A urgência de políticas públicas para a mobilidade do Jardim Botânico
=> Jardim Botânico quer melhorias no transporte público

______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.