quinta-feira, 9 de julho de 2015

A urgência de políticas públicas para a mobilidade do Jardim Botânico

Da redação do MCJB - 09/07/2015

O trânsito do Jardim Botânico chegou próximo do colapso nos três primeiros meses de 2015. Enormes congestionamentos, acidentes diários, trânsito lento mesmo fora dos horários de pico, horas trafegando a menos de 20km/h, o caos. 

Para os moradores da Estrada do Sol, trecho de aproximadamente 8 Km, que interliga os principais condomínios do Jardim Botânico à DF-001,  o problema era ainda maior, pois além de ser uma pista de mão dupla, só abre para dois pontos de saída para a rodovia no final, ainda assim gerando lentidão e congestionamentos. Qualquer pequeno problema é um grande problema para quem trafega. Moradores reclamavam passar 40 minutos para percorrer um trecho que normalmente se faz em 10. 


O vilão de todo esse transtorno é o afunilamento do trânsito no chamado “balão da ESAF”, que interliga a DF-001 com a DF-035 (veja aqui), principalmente nos horários entre 6:30 e 9h da manhã dos dias úteis, no sentido Plano Piloto, e nos horários de 17:30 às 19:30, no sentido São Sebastião. Esse afunilamento não teria maiores consequências não fossem o excesso de veículos, chegada de novos moradores no Mangueiral (imóveis todos entregues em dezembro de 2014), falta de políticas públicas de mobilidade para melhor aproveitamento de ônibus, pouca fiscalização, vias mal sinalizadas, dentre muitas outras variáveis que se acumulam. 

Desde o final de 2014 comunidades de São Sebastião, Mangueiral e Jardim Botânico se mobilizaram e conseguiram pequenas intervenções, como o bloqueio de acesso de alguns balões nos horários de pico, troca de faixa de pedestre por um semáforo menos intermitente e aumento na fiscalização do tráfego. As intervenções feitas no governo anterior não foram suficientes e, esse ano, as comunidades convenceram o DER, órgão do GDF responsável pela DF-001, a fazer obras emergenciais que permitam o aumento do  fluxo de veículos e diminuam os congestionamentos. As obras começaram em maio deste ano e tem previsão de entrega para setembro (veja como ficará o balão da ESAF clicando aqui).
Projeto de intervenção do DER no balão da ESAF


Curiosamente, nos últimos dois meses, os moradores perceberam uma inesperada melhora no trânsito, mesmo sem a conclusão das intervenções do DER, principalmente no horário da manhã que, praticamente, não enfrenta mais grandes engarrafamentos. O blog do MCJB foi investigar os motivos que levaram a essa estranha melhora, para analisar até que ponto ela é realmente definitiva:

Em primeiro lugar, observou-se uma redução no número de veículos que trafegam. Não conhecemos as razões, mas pode ter sido causada pelo aumento do preço do combustível ou a retração econômica, ou as duas situações ao mesmo tempo.

Também ocorreu uma melhora no fluxo da BR-040 no chamado “viaduto de Santa Maria” (veja aqui): A BR-040 é uma das rodovias mais movimentadas do Brasil, recebendo veículos que vem de várias cidades do entorno (Valparaíso de Goiás, Luziânia, Cidade Ocidental, dentre outras), além de receber veículos de Santa Maria e do Gama. Qualquer retenção nesta pista gera congestionamentos quilométricos, obrigando motoristas a cortarem caminho por outras vias, principalmente pela DF-001, via Jardim Botânico. Esse fluxo “importado” aumenta bem acima do limite o fluxo suportado pela DF-001, gerando colapso de tráfego no balão da ESAF. Como também houve diminuição de veículos na BR-040, menos veículos cortam caminho pelo Jardim Botânico.

Um terceiro fator pode estar ocorrendo: a intervenção de cones no balão de acesso ao Condomínio San Diego (veja aqui), no horário de pico da manhã, melhorando o aproveitamento da marginal da DF-001, no trecho que recebe o fluxo de veículos da Estrada do Sol. Os carros precisavam aguardar no balão, o que não ocorre agora.

Há também um evidente aumento da fiscalização, em decorrência de mais homens da Polícia Militar e do DETRAN nos horários de pico. Assim os motoristas comentem menos abusos e, como consequência, registram-se menos acidentes, um dos principais fatores da retenção de trânsito.

Uma causa subjetiva também se observa. Aparentemente houve uma adequação de horário dos novos moradores: O crescimento populacional abrupto,  proporcionado pela entrega de todos as moradias do Jardins Mangueiral, fez com que o tráfego de veículos aumentasse na mesma proporção. Conforme os novos moradores se adaptam ao novo endereço, passam a considerar rotas e horários alternativos, fora dos horários de pico, diminuindo o fluxo de veículos.

A conclusão, porém, é que, sem obras efetivas de intervenção no trânsito, principalmente na DF-001, muito em breve o caos no trânsito da região retornará, principalmente após as férias de julho, período de maior atividade econômica. O Movimento Comunitário do Jardim Botânico listou e entregou às autoridades competentes, sugestões de intervenção que certamente ajudariam a solucionar o problema e serão objeto de outra postagem em breve.

Porém, o consenso em todas as reuniões comunitárias é que, sem uma política de mobilidade pública para a região do Jardim Botânico, Mangueiral e São Sebastião, o problema de trânsito só se agravará.

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