sábado, 4 de junho de 2016

O sonho da via alternativa na Estrada do Sol

Da Redação do MCJB - 04/06/2016
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Equipe do DER, da Administração Regional do  Jardim Botânico e membros do Movimento, vistoriam umas das pistas atuais que serão usadas na via alternativa da Estrada do Sol

A solução para a falta de mobilidade da Estrada do Sol pode estar próxima. Construtora propõe executar os projetos e pagar a maior parte do custo da obra em via alternativa que ligará as proximidades do Quintas do Sol com a DF-001, entre o balão da ESAF e o balão da JK. Comunidade, iniciativa privada e GDF podem se unir para essa solução.


A Estrada do Sol, com uma extensão de 8 km, é via de mão dupla, em sua maior parte sem pontos de ultrapassagem, sem acostamento, sem baia nos pontos de ônibus, muitas curvas e declividade e poucas alternativas de escape. A faixa lateral de afastamento da via pública, obrigatória por lei, e chamada “guarda de domínio”, não foi observada pelos condomínios e chacareiros, quando de sua ocupação.


A população que utiliza a Estrada do Sol - a maior parte dos condomínios do Jardim Botânico,  ainda é a metade da prevista. Mas o adensamento populacional de hoje já é suficiente para gerar um cenário de acidentes e engarrafamentos.


Por isso, uma via alternativa virou sonho de consumo de toda a população. Ela é possível, já foi objeto de inúmeros levantamentos e relatórios entregues ao poder público.


Na reunião do Movimento com o governador Rodrigo Rollemberg, em abril (relembre aqui), essa demanda comunitária foi apresentada e o governador determinou ao diretor presidente do DER que viabilizasse projeto definitivo para uma via alternativa. Técnicos do DER, da Administração Regional do Jardim Botânico e membros do Movimento receberam cópias de estudos anteriores, analisaram as possibilidades e fizeram uma vistoria nos locais possíveis.


A melhor opção


Fonte: ARIA EmpreendimentosEntre as possibilidades, a opção melhor avaliada pela equipe foi a apresentada pela construtora Base, que tem projetos de empreendimentos imobiliários na região do Jardim Botânico. No dia 25 de maio, a Base apresentou a proposta, em exposição feita pela empresa ARIA, responsável pelo projeto habitacional ambientalmente planejado. A solução é uma extensão da via de acesso a esse projeto, planejado para ser executado na área que fica atrás do Solar de Brasília, em ponto que forma um triângulo com o Quintas do Sol.


Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
A proposta apresentada é de uma extensão dessa via de acesso aos futuros moradores. Ela liga ponto ao lado do Condomínio Quintas do Sol com a DF-001, entre o balão da ESAF e o balão da JK, especificamente entre as quadras 1 e 2 do Solar de Brasília. Existem apenas dois obstáculos: um trecho de 300 metros está ocupado por uma propriedade particular e pela portaria do Condomínio Quintas do Sol. Entretanto, segundo informações da construtora,  o proprietário da área particular já concordou com a construção da pista, e o acesso à Estrada do Sol poderá ser feito ao lado da portaria do condomínio, que a construtora avalia possa ser subterrâneo.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Antigo estudo previa via alternativa saindo ao lado do Cond. Jardins do Lago Qd.9. Em vistoria ao local, técnicos descartaram essa hipótese
Ciclovia e outras melhorias


No projeto da Base há também previsão de ciclovia, com início na via alternativa, na altura do Condomínio Quintas do Sol, e término no final da pista, isto é, no Condomínio Verde e Belvedere Green. Essa duplicação é complicada, pois o afastamento mínimo de 5 metros da via pública, “guarda de domínio”, não foi observado pelos condomínios e chacareiros ao  construírem. O que se vê é uma via estreita, ladeada de muros em sua maior parte, sem espaços laterais.


O projeto também prevê uma outra pista duplicada para atender São Sebastião no futuro, que vai cruzar a Vila do Boa e permitir uma espécie de “anel viário” da região, facilitando a mobilidade de carros e ônibus entre as duas comunidades.


O diretor presidente do DER, Henrique Luduvice, gostou da proposta apresentada e informou que a levará ao governador. Segundo Luduvice,  “quando o Estado, a comunidade e o empreendedor querem o mesmo, isso é música para os governantes”.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Henrique Luduvice (c), se reúne com diretores da Construtora Base, do Movimento, administrador regional interino do Jardim Botânico, Alessandro Paiva e  sua equipe


A presidente do Movimento, Rose Marques, reafirmou que a proposta do Movimento é achar soluções para os problemas da comunidade, sem ficar apenas na reclamação. “Sabemos da urgência dessa pista alternativa, da importância que ela tem na questão da mobilidade para a região do Jardim Botânico e apresentamos, agora, uma possibilidade real de execução desta obra, com baixo custo para o Estado, pois a construtora faria a maior parte”, afirmou.

Luduvice informou que, após uma análise do DER, o estudo será avaliado pelos órgãos ambientais competentes e, assim que as licenças ambientais estiverem emitidas, os projetos executivos estarão liberados e a obra poderá começar, porém não arrisca uma previsão de data.

DIVULGAÇÃO


Nos próximos dias 10, 11 e 12 de junho, com 120 expositores, ocorrerão a 1ª Feira do Empreendedorismo e 1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, vão promover produtos e serviços dos empreendedores da região (se quiser ser um expositor, clique aqui).

O tema será: “Qualificar para crescer!”. Trata-se de evento organizado pelo Movimento, em parceria com o SEBRAE-DF, e contará com palestras, oficinas, serviços de consultoria gratuitos, boxes de atendimento diversos com consultorias de banco, cartório, emissão de certificado digital, seguros, dentre outros. Também promoverá suporte jurídico e contábil, além de vários outros serviços para auxiliar os empresários e futuros empresários do bairro. Clique aqui para saber tudo sobre essa feira.



A 1ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, com o tema “Construindo uma comunidade sustentável”, terá exposição de produtos e serviços sustentáveis, palestras, oficinas, debates, distribuição de mudas e muito mais! E servirá de palco para o lançamento do projeto JB Sustentável (clique aqui para acompanhar todas as informações).  Participe!


ATENÇÃO: AS VAGAS PARA AS OFICINAS E PALESTRAS DAS DUAS FEIRAS SÃO LIMITADAS! CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

2 comentários:

Muito bem. Tomara que o Governador Rolemberg dê apoio a esta importante obra. Muito útil aos milhares de moradores da região. Parabéns aos empreendedores. Sebastião (Condomínio Interlagos).

Espero que essa obra seja realizada, pois o trânsito pela manhã está caótico! O engarrafamento começa na altura do condomínio Estância Jardim Botânico,na Avenida Dom Bosco. Já na Avenida do Sol, o trânsito pára no condomínio Jardim Botânico V. Sair do condomínio Quintas do Sol ás 07h, não tem como chegar às 08h na Asa Sul. O trânsito na região era bom até 2011!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.