sábado, 9 de abril de 2016

Governador decide reativar a Administração do Jardim Botânico

Da Redação do MCJB - 09/04/2016
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Governador Rodrigo Rollemberg e membros do GDF se reunem com Movimento Comunitário do Jardim Botânico - Foto: Agência Brasília

Encontro do Movimento Comunitário do Jardim Botânico com o Governador Rodrigo Rollemberg ocorreu nesta sexta-feira (8), no Palácio do Buriti. Presentes lideranças do bairro e membros do governo. Na pauta, não apenas reivindicações, mas a apresentação ao governador de um panorama sobre a realidade da região. Ao final da reunião, Rollemberg admite que se equivocou na avaliação do Jardim Botânico como região administrativa.

O equívoco a que o governador se referia foi a desocupação do cargo de administrador do bairro e o desaparelhamento da administração regional que, na prática, se fundiu ao Lago Sul, como parte das medidas de contenção.  O objetivo do governo Rollemberg era expurgar gastos do governo que superavam a arrecadação, um quadro herdado do governo anterior. Daí a iniciativa das fusões entre regiões administrativas. 

Para o Jardim Botânico o remédio foi amargo. A falta de estrutura da administração regional resultou em vários problemas, tais como a incapacidade de atender pedidos de alvarás e habite-se, dificultando a vida dos moradores de condomínios já regularizados. Alguns desses pedidos já tem 18 meses sem atendimento. 

Realidade do Jardim Botânico

Na reunião, o Movimento mostrou ao Governador uma realidade que não condizia com as medidas administrativas tomadas. Foi apresentado um bairro com 62 mil habitantes  a maior renda per capita do DF, portanto o maior pagador de impostos do DF; com a maior escolaridade, considerando-se pós-graduações, mestrados e doutorados, portanto um potencial formador de opinião. Os dados são da CODEPLAN. A portaria nº 4 implica em 100 mil habitantes.  

Na contrapartida, o governador ouviu que o Jardim Botânico não tem nenhum equipamento público: nem escola, nem posto de saúde, nem posto policial, nem bombeiros. Na segurança pública há um fatiamento da região para registro de ocorrências e atendimento, obrigando os moradores a procurarem as regiões vizinhas. 
Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Algumas obras foram realizadas e melhoraram muito a vida dos moradores, mas o bairro ainda é carente de melhorias significativas no comércio, no fluxo do trânsito, na proteção ao pedestre, na mobilidade. E se ressente da falta de uma poligonal que defina melhor os condomínios que fluem ao redor do Jardim Botânico e se sentem parte dele. 

Elogiou-se a AGEFIS, mas o Movimento pediu ao Governador que dote o IBRAM de “motor” mais potente para que os processos de regularização possam ter maior celeridade. 

Depois de ouvir atentamente as lideranças do Movimento, o Governador deu a palavra para os representantes do governo que participavam: o presidente da Terracap, Júlio César de Azevedo Reis, o secretário-adjunto de Gestão do Território e Habitação, Luiz Otavio Alves Rodrigues, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Luduvice, e o administrador regional interino do Jardim Botânico, Aldenir Paraguassú.

E o governador explicou, admitiu e prometeu

E, ao final da reunião, Rodrigo Rollemberg falou. Primeiramente elogiou o tom de diálogo dos integrantes do Movimento, se mostrou surpreendido com a organização e o grau de maturidade da comunidade do Jardim Botânico, afirmou que uma de suas pautas é o diálogo e parcerias com a comunidade. Depois, explicou sobre as dificuldades financeiras herdadas, razão para a extinção de 5 mil cargos comissionados. A intenção, segundo Rollemberg, era manter o equilíbrio até que se voltasse à normalidade e, até lá, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) vai exigir a manutenção de algumas medidas restritivas. “Mas há melhorias, apesar de que ainda não seja possível investir”, afirmou o Governador. 

Para os presentes o ponto alto foi quando Rollemberg afirmou que se equivocou sobre duas regiões administrativas e uma delas foi o Jardim Botânico. E terminou sua fala afirmando: “Eu me comprometo, na primeira oportunidade que a LRF permitir, a restabelecer a Administração Regional do Jardim Botânico”.


Agenda e visita

E como nem tudo é arrocho fiscal, o Governador sugeriu uma agenda de trabalho que seja avaliada a cada 15 dias. 

Também prometeu visitar o bairro para assinar Ordem de Serviço para construção do primeiro parque urbano do Jardim Botânico e participar dos eventos programados e organizados pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, em especial a 1ª Feira do Empreendedor do Jardim Botânico, que tem a meta ambiciosa de assinar a primeira licença de funcionamento do comércio do Jardim Botânico.  


2 comentários:

Cumprimentos à liderança comunitária do Jardim Botânico. Quanto mais organização e disposição na participação ativa em mostrar os pleitos da comunidade, os resultados tenderão a ser cada vez melhores. Juntos somos mais fortes!!
Mario JB III 3 D 1.

Agradecimentos ao envolvidos no Movimento pelo empenho de melhorar nossa cidade !

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.