terça-feira, 21 de junho de 2016

Bombeiros e CONSEG-JB acertam agenda de treinamento para combate a incêndios

Da Redação do MCJB - 21/06/2016


O comandante do 17º Grupamento de Bombeiros de São Sebastião e o Movimento Comunitário fazem avaliação das três ocorrências de incêndio florestal no mesmo condomínio, uma delas de dimensões significativas, e ajustam uma agenda de prevenção. 

Para o comendante, Major Abreu, de quem partiu a iniciativa do encontro, o combate ao incêndio não se faz somente depois que o fogo começa, mas principalmente antes, para que o fogo não se inicie ou não se alastre. 

No último incêndio ocorrido no condomínio Quintas Interlagos, situado na Estrada do Sol, o trabalho de contenção do fogo contou com um atendimento dentro do protocolo dos bombeiros, explica o Major Abreu. Após a chegada da primeira viatura, o bombeiro responsável faz uma avaliação da situação e pede reforços, se necessário. No caso dessa ocorrência, foram deslocadas 3 viaturas no total e não houve dano patrimonial. Entretanto, continua o Major, é preciso gerenciar a sensação de insegurança, e não apenas no dia do incêndio, mas especialmente em sua prevenção. Como exemplo, citou a construção de aceros, área desbastada ao longo dos muros, que evita a passagem do fogo. 

A atuação dos bombeiros abrange uma extensa agenda de prevenção e a capacitação é uma das principais atividades. Essa agenda está disponível para o Jardim Botânico. 

O Major Abreu informa que, em seu comando à frente do 17º Grupamento, a capacitação tem tido prioridade, pois oferece instrução para moradores e funcionários, objetivando qualificá-los para lidarem com situações de emergência até a chegada dos bombeiros. É também o momento de participação social dos bombeiros, que se aproximam das comunidades, conhecem os acessos, os pontos vulneráveis e, assim, podem customizar a orientação preventiva, com instruções de como evitar os incêndios florestais. 

A proposta de capacitar moradores e funcionários foi levada na última reunião do CONSEG-JB pelo Major Abreu. Neste período crítico de seca, é prioritário capacitar para o combate aos focos de incêndio. O objetivo é dar a conhecer técnicas de incêndio florestal, orientar para a construção de aceros e como confeccionar os abafadores. 

O primeiro curso será oferecido no dia dia 06 julho, no Condomínio Ouro Vermelho I, localizado na Avenida do sol, e terá a duração de 4 horas aula. A opção pelo período matutino ou vespertino poderá ser feita no ato da inscrição pelo formulário eletrônico (aqui).

O curso é gratuito e apenas os custos com a aquisição da borracha para confecção dos abafadores serão repassados aos participantes. Posteriormente os abafadores devem ser doados. 

Para maiores informações, os moradores estão convidados a participar da próxima reunião do CONSEG, no dia de hoje, 21 de junho as 19:00h, na feira do Produtor do Jardim Botânico.

Seguindo a agenda de capacitação futuramente serão oferecidos treinamento de primeiros socorros, animais peçonhentos e combate a incêndios residenciais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.