sexta-feira, 27 de maio de 2016

Pista da QI 27 será reaberta

Da Redação do MCJB - 27/05/2016

Fonte: Agência BrasíliaO GDF entende que a via  de ligação entre a DF-001, na altura dos condomínios do São Bartolomeu, e a QI 27 do Lago Sul deve ser reaberta. O fechamento se deu por força de decisão judicial e não há previsão de data para sua liberação. 

Após pareceres sobre a importância da via e levantamento das providências necessárias para sua reabertura, o que demorou quase 10 meses, a Casa Civil reuniu todos os órgãos envolvidos na solução imposta pela justiça. 

O fechamento da via HI-104 sul ocorreu no início de agosto do ano passado e prejudicou diretamente a comunidade do Jardim Botânico, principalmente os moradores dos condomínios Ville de Montagne, Quintas da Alvorada e demais condomínios do Altiplano Leste (veja no mapa da via aqui). O fato sobrecarregou as vias de saída do Jardim Botânico, a EPJK, que liga a DF-001 ao “balão da JK”, e o trecho da ponte JK, e os engarrafamentos se tornaram inevitáveis. 

Para a reabertura da via, a Procuradoria do DF solicitou várias providências, tais como a colocação de quebra-molas, reparo em meios-fios, melhoria na sinalização, entre outras. Os órgão ambientais também fizeram exigências, a principal delas a criação de uma "barreira verde", árvores nas laterais da via. O IBRAM definirá as espécies e a NOVACAP fará o plantio. A previsão da barreira verde, por enquanto, é novembro. 

Caberá a Novacap também a colocação dos quebra-molas já nesta próxima semana e, em seguida, os meios-fios. O DETRAN-DF se ocupa, na sequência, das sinalizações. 

Fonte: TV GloboSegundo fontes do governo a Procuradoria do DF concordou que as intervenções da NOVACAP e do DETRAN-DF que, em conjunto com o cronograma de intervenções solicitados pelo IBRAM, são suficientes para garantir a liberação da via. Quanto a uma data, ninguém do governo quis arriscar. 

Entenda a questão

O fechamento da HI-104 se deu por decisão judicial em ação movida pelo Ministério Público, que acatou denuncia dos moradores da QI 27 do Lago Sul. No processo, os moradores afirmam ser contra a existência da via, pelo aumento do tráfego de veículos na região, consequência do aumento da população dos condomínios do Altiplano Leste.

Fonte: MetrópolesO processo data de 2002 e o GDF chegou a evitar o bloqueamento da via, em decisão de primeira instância. O juiz do processo entendeu que a pista, mesmo com uma “inobservância da legislação de regência, quanto à construção da via, a sua manutenção atende mais ao interesse público do que a sua retirada”, afirmou. Porém, o MP recorreu tendo em vista a inobservância da licença ambiental.

2 comentários:

É interessante notar que as invasões no parque estão intocáveis. Será que esse juízo ou o GDF não sabe que na descida para a ponte JK, a direita está cheio de invasões, comércio, moradias, passagens pelos fundos para as casas da QI 27.

ISSO! Taca meio fio, ai quando chover a água fica na pista é começa os buracos. E as lombadas! Vai ajudar bastante o transito, nossa, tenho certeza q a população pediu e eles serão feitos no padrão estabelecido. Nada novo aqui, governo fazendo merda, quebra galho, gambiarra.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.