quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Movimento e DER iniciam parceria para obras no Jardim Botânico

Da redação do MCJB - 08/10/2015

Na manhã de ontem (07), o Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a Administração Regional do Jardim Botânico e o DER deram importante passo na solução dos problemas de trânsito de todo bairro.


Em reunião entre integrantes do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a Administração Regional do Jardim Botânico e a diretoria do DER, foi definida uma importante parceria entre o órgão e a comunidade. A reunião foi solicitada para tratar especificamente dos problemas de tráfego que ocorrem na região do Jardim Botânico, além de pedir celeridade na conclusão das obras do balão da ESAF.


O diretor geral do DER, Henrique Luduvice, explicou que a atual realidade financeira do GDF dificulta a realização de projetos e obras em todo DF. Contou também que as obras que estão ocorrendo agora, são fruto de obtenção de recursos por empréstimo.


A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, explicou ao diretor do DER sobre a proposta do Movimento, de ser uma instituição de terceiro setor que tenha condições de captar recursos para obras públicas. Explicou, porém, que sem um planejamento e projetos de obras para o bairro o trabalho de captação se torna inviável. “Precisamos, pelo menos, dos projetos das obras para buscarmos os recursos, principalmente dos mais prioritários”, disse Rose.


Rose também destacou que, no início deste ano, o Movimento fez um levantamento de todos os principais problemas da comunidade, principalmente os relacionados à mobilidade. Dos problemas do Jardim Botânico que envolvem o DER, foram destaques a construção da via alternativa à Estrada do Sol e das passagens subterrâneas na DF-001 em frente ao comércio do Jardim Botânico, a reforma do estacionamento do comércio reparando a marginal da DF-001, a construção do conjunto de viadutos da DF-001, dentre outros. Também foram apresentadas propostas para solucionar esses problemas (clique aqui e veja as propostas do Movimento).


Verba e projeto para o estacionamento já existem


Os diretores do DER ficaram surpresos ao serem informados que há previsão de verba orçamentária ainda para o ano de 2015, contigenciada pelo GDF, na ordem de R$ 800.000,00, para ser utilizada exclusivamente em obras de urbanização no Jardim Botânico. A verba, quando contigenciada, pode ter sua destinação alterada a qualquer momento, desde que haja justificativa para isso. “Em uma audiência pública da Secretaria de Planejamento, o subsecretário informou que, se não existir projetos ou meios de utilização da verba, sua destinação certamente será alterada. E nós temos projeto, que é o da reforma do estacionamento”, destacou Rose.


O senhor Diogo, engenheiro que representou a Administração Regional do Jardim Botânico na reunião, comprometeu-se a entregar uma cópia desse projeto no mesmo dia, para que o DER verifique a possibilidade de assumir essa obra ainda este ano e utilizar a verba para melhorar as condições atuais do estacionamento.


Via alternativa à Estrada do Sol não é de responsabilidade do DER


O superintendente de obras, Cristiano Cavalcante, informou que o DER não poderá ajudar na via alternativa à Estrada do Sol, pois se trata de uma via vicinal, portanto de responsabilidade do DETRAN, NOVACAP e Secretaria de Obras. A elaboração dos estudos e projetos para esta obra também dependem destes órgãos.


O Movimento entregou ao DER os estudos e propostas existentes para essa via, ficando o compromisso de o superintendente  fazer a interlocução com esses órgãos.


Parceria, projetos e conclusão das atuais obras do balão da ESAF


Depois da autorização do diretor geral, para que seja estabelecida uma parceria entre o DER e o Movimento, foi elaborado um plano de trabalho para o Jardim Botânico, focando em três principais demandas:

1. Passagens subterrâneas em frente ao comércio, eliminando os semáforos e faixas de pedrestre.
2. Construção definitiva de estacionamento na marginal da DF-001 em frente ao comércio, melhorando a fluidez do trânsito e, portanto, eliminando a confusão deste estacionamento; e
3. Elaboração de projeto para o conjunto de quatro viadutos propostos pelo Movimento, para a DF-001.


Algumas propostas, mesmo sendo prioritárias, serão tratadas após a definição destas primeiras, como no caso da duplicação da DF-001 do balão da JK até a QI.29 do Lago Sul, que está com problemas em relação à licença ambiental, segundo o DER. Outros pedidos considerados menores e de mais simples solução serão tratados caso a caso. Exemplo é  o acesso aos condomínios Ville de Montagne e Quintas da Alvorada e os acessos pela DF-001 à marginal, principalmente o primeiro retorno após o balão da ESAF (clique aqui e veja as principais propostas).


Um dos diretores da Associação de Moradores do Jardim Botânico 3, Ilton Júnior, solicitou o fechamento dos balões de acesso da DF-463  com o Jardim Botânico 3, que estão sobrecarregando a marginal da DF-001 que passa em frente ao comércio e transformando o Jardim Botânico 3 em atalho de veículos oriundos de São Sebastião e Mangueiral, que tentam fugir do engarrafamento da DF-463. Foi definida uma verificação in loco, para achar alternativas que não prejudiquem a comunidade local.


Por fim, o superintendente informou que pretende finalizar as obras do balão da ESAF em, no máximo, 30 dias.

______________________________
Veja também:
=> A terra é do Verde 
=> EDITORIAL: ​Não basta reclamar, tem que ser participante 
=> Audiência Pública para mudar destinação de lotes do Jardim Botânico 
=> DFTRANS promete acompanhar e fiscalizar linhas de ônibus 
=> EDITORIAL: Maus modos 
=> Festa e alegria no domingo de aniversário do Jardim Botânico
=> GDF anuncia, novamente, fusão das Administração do Lago Sul e Jardim Botânico

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.