quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Movimento: o primeiro ano de conquistas

Da Redação do MCJB - 01/09/2016

Movimento Comunitário do Jardim Botânico comemora seu primeiro ano relacionando as  conquistas do bairro. Mês de setembro é de festa.

O ano de 2015 foi difícil para o Jardim Botânico. O novo governo que tomava posse em janeiro em seu primeiro mês propõe a extinção da Região Administrativa do Jardim Botânico. A ideia era executar o desmembramento territorial para 4 regiões: São Sebastião, Santa Maria, Paranoá e Lago Sul. Todas as verbas para obras e custeio administrativo da região foram suspensas, serviços básicos também, como a emissão de um simples alvará de construção, além da total paralisação dos processos de regularização dos condomínios. O governo que entrava também se fechava para a comunidade do Jardim Botânico,  considerada uma comunidade capitaneada por líderes com interesses escusos e, portanto, uma comunidade que não merecia respeito.
Imagem: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB
Movimento Comunitário do Jardim Botânico surge como novo modelo de organização social - OSCIP

No dia 1º de setembro de 2015, 17 síndicos dos principais condomínios do Jardim Botânico se uniram e decidiram criar uma nova representação comunitária que não tivesse nenhum viés político, religioso ou econômico, unicamente visando o bem comum da comunidade do bairro. E que incluísse comerciantes e pessoas físicas. A proposta era ousada, criar uma organização moderna, alinhada com as mais contemporâneas leis das organizações sociais, juridicamente preparada para evitar seu uso político e dispondo de mecanismos legais de controle externo. Surgia um gigante, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico.

Imagem: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB
Foto de diretoria eleita na assembleia de constituição do Movimento

No começo, a maior parte da energia de seus pioneiros foi focada na organização administrativa, na criação de um estatuto que não permitisse a corrupção, nos registros como organização social e financeira e, maior objetivo de todos, na obtenção do título concedido pelo Ministério da Justiça de Organização Social Civil de Interesse Público - OSCIP. De setembro a dezembro, tudo foi organizado e todas as metas atingidas.

Ainda em 2015, o Movimento já agia para transformar o bairro do Jardim Botânico. Elaborou lista das principais demandas do bairro, por ordem de prioridade, e a entregou ao GDF. Desta lista, foi construído o Plano Plurianual da região do Jardim Botânico até o ano de 2019. Através de várias reuniões comunitárias, pouco a pouco, o Movimento começou a mudar a visão do governo em relação à seus habitantes e lideranças. De “grileiros ricos”, a comunidade do Jardim Botânico passa a ser vista como “cidadãos pagadores de impostos que merecem o retorno do que pagam”.

Imagem: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJBAs primeiras conquistas práticas começaram já em 2015. Pela primeira vez o Jardim Botânico obtém uma demarcação geográfica, com a Portaria nº 4. Na Câmara Legislativa,  a extinção da RA não passou. Um blog de notícias foi criado exclusivamente para o bairro. O 1º Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico é implementado. O DER executa obras de melhoria na subida da QI 23 e no colapsado balão do Jardim Botânico. E, dentre várias outras ações, promoveu o 1º mutirão de recuperação de área degradada.

Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJBEm 2016, mais organizado e devidamente institucionalizado, o Movimento cresce ainda mais e obtém mais benefícios para a comunidade do Jardim Botânico. Organiza o primeiro evento esportivo comunitário de sua história - a 1ª Copa de Futsal. Inicia seu programa de convênios e descontos, obtendo centenas de benefícios com empresas locais e nacionais para seus associados, até desconto em combustível. Promove a 1ª Feira do Empreendedorismo e a 1ª Feira Ambiental, em grandes parcerias, como o SEBRAE e a Secretaria de Meio Ambiente. Lança o programa JB sustentável, com o objetivo de transformar o Jardim Botânico no primeiro grande bairro autossustentável do hemisfério sul. Em abril,  uma grande conquista, em reunião com o governador, únicas lideranças do Jardim Botânico recebidas por ele em seu governo, recebe a promessa de reativação da administração regional e a garantia de manutenção da Região Administrativa do Jardim Botânico.

Imagem: Movimento Comunitário do Jardim Botânico - MCJB
Entrega para a comunidade da 1ª linha de ônibus exclusiva para o Jardim Botânico
O bairro se transforma em um canteiro de obras e é iniciada a construção do primeiro parque vivencial. O estacionamento do comércio finalmente é reformado, baias de ônibus são construídas e a sinalização de trânsito é refeita. O Jardim Botânico consegue implementar, pela primeira vez em sua história, uma linha de ônibus exclusiva e, depois de várias reuniões com o poder público, recebe do GDF a formalização de um destacamento exclusivo de policiais para o bairro. O Movimento também promove o 1º Passeio Ciclístico do bairro, já considerado o segundo maior passeio ciclístico do DF em sua 1ª edição.


Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoHoje o Movimento se orgulha de ser a maior OSCIP do DF e uma das maiores do Brasil, representando quase 50 mil pessoas. Está alinhado com as políticas públicas do GDF e, a cada dia, recebe a adesão de novos condomínios, novas pessoas e novos comerciantes. Trabalha em parceria com o governo, principalmente com o atual administrador interino, que atua como parceiro na busca de soluções para a comunidade.

Hoje é um dia de festa, é o primeiro ano de muitos que virão, o primeiro ano que fortaleceu a união dessa comunidade determinada a construir seus caminhos.

Queremos - e conseguiremos - transformar o bairro do Jardim Botânico em um modelo de comunidade para todo Brasil. Parabéns Jardim Botânico,  pelos seus 12 anos de vida! Parabéns Movimento Comunitário do Jardim Botânico, por seu primeiro ano de vida!

Essa é  a homenagem da equipe de jornalismo do Blog do Movimento Comunitário do Jardim Botânico.

3 comentários:

Inicialmente, gostaria de cumprimentar os idealizadores do Movimento. Pessoas de boa fé e com acendrado amor ao que planejam e executam. Colocam alma no que fazem. Dedicam boa parte de seu tempo em benefício da coletividade, em detrimento de suas famílias. Uma comunidade para ser forte precisa de pessoas que se envolvam no que faz. Essa equipe com certeza, conseguirá mais sucesso em outras realizações. Cumprimento a todos os integrantes do Jardim Botânico que acreditam que a união de todos trará uma comunidade melhor. Nós não estamos acostumados a participar ativamente. Creio que se assim o fosse, a equipe que nos representam na busca de realizações de nossas demandas, se sentiriam ainda mais fortes. Estamos apenas começando. Tenho a certeza que faremos do nosso Jardim Botânico um lugar cada vez melhor para morar. A nossa participação junto ao Movimento deve ser constante. o Apoio aos eventos e reuniões com as autoridades devem ser prioridade de nossas presenças. "Juntos somos mais fortes". Parabéns ao Movimento Comunitário e Parabéns àqueles que acreditam e participam por um Jardim Botânico cada vez melhor.

Parabenizo os idealizadores do Movimento por sua tenacidade, dedicação, empreendedorismo e dedicação na busca da união e organização do bairro Jardim Botânico. Gratifica-nos moradores e associados do Movimento podermos fazer parte deste grupo, participando e contribuindo para esse grandioso trabalho.
Heloisa Studart ( Cond. Village da Alvorada II)

Tenho o prazer de ter visto o nascimento desta excepcional iniciativa. Cada vez mais ela traduz os anseios do nosso querido Jardim Botânico.
Muito ainda temos que fazer, e em minha humilde opinião acho que devemos focar nossos esforços na realização da "nova estrada", desafogando a Avenida do Sol, e dando uma solução definitiva para o nosso problema de mobilidade.
Parabéns a Rose, e a todos os envolvidos nesta iniciativa!
Estamos juntos!!!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.