domingo, 6 de dezembro de 2015

Comunidade recupera área degradada do Jardim Botânico

Moradores plantando mudas e recuperando área degrada
Da Redação do MCJB - 05/12/2015

A comunidade do Jardim Botânico se une e planta mais de duzentas mudas em área antes degradada. Lixo e entulho também foram retirados na primeira ação ambiental do Movimento Comunitário do Jardim Botânico que contou com a presença do Administrador de São Sebastião. 

Neste sábado, 5 de dezembro, os moradores chegaram cedo para organizar o mutirão. Montaram barraquinhas para servir café da manhã reforçado para um dia que prometia muito trabalho. 

Após toda preparação, os adultos começaram a roçagem e abertura de covas para plantar as duzentas mudas doadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Na organização, a bióloga Fernanda Sguizzatto, que faz parte da comissão de meio ambiente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, que afirmou: "Em ações como essa, devemos apenas plantar mudas da mata ciliar da região do cerrado para evitar a erosão e recuperar a fauna e flora originais", afirmou.

O SLU e a NOVACAP também ajudaram. Um dia antes retiraram todo entulho da região, para facilitar a plantação das mudas e a recuperação da área degradada. Até o tempo ajudou, nada de chuva. A criançada até começou ajudando, mas acabou mesmo preferindo o futebol e a mesa de pingue-pongue.
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Criançada preferiu o lanche e o futebol

Em clima de festa e trabalho, os resultados foram aparecendo. A área e a margem do córrego Barreiros foi recuperada. Eva dos Santos, prefeita do Itaipú, assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho, fazendo a preservação. 

Eva é também associada do Movimento e uma das organizadoras do 1º Mutirão Comunitário. "Esse será o primeiro de muitos eventos, pretendemos melhorar o meio ambiente da nossa região e fazer o melhor possível para nossa população (...) vamos agora buscar o tratamento de córregos, preservar uma nascente aqui próxima, as obras de águas pluviais e o asfalto", afirmou. 

Dorival de Oliveira, morador vizinho ao córrego, resumiu a proposta do evento: "Sou morador daqui e se eu não cuidar, ninguém vai".

GDF promete ajudar na manutenção

Integrantes do governo participaram do evento e prometeram ajudar a comunidade na manutenção da área e em novas ações. Júlio Minegotto, diretor da NOVACAP e um dos principais apoiadores do mutirão, prometeu empenho na retirada de entulho e roçagem, para evitar que a área se degrade novamente.
Rose Marques (presidente Movimento) (e), Eva dos Santos (prefeita da Prefeitura do Itaipú),
Júlio Minegotto (Diretor Novacap) e João Osório (diretor da Prefeitura do Itaipú) (d).

O coordenador de limpeza urbana do SLU, Sr. José Augusto, afirmou ser "importante ações como esse mutirão, pois o desmatamento aumentou muito no DF".  Além das ações cotidianas de varrição e recolhimento de lixo, segundo ele, a intenção é aumentar o número de retiradas de entulho.

Jean Duarte, administrador de São Sebastião
O administrador regional de São Sebastião, Jean Duarte, que participou do evento, afirmou que atos como esse "sensibilizam o governo, pois uma área bonita como essa muitas vezes é degradada por grileiros, ou pessoas que derramam entulho (...) fizemos cercamento de algumas nascentes e estamos programando ações com a AGEFIS, IBRAM, DEMA (...) as ações dos grileiros são insistentes, mas nós também seremos insistentes".

Ninguém da Administração do Jardim Botânico apareceu para prestigiar o evento.
Mudas doadas que foram plantadas no mutirão

Primeiro evento do Movimento, na área de Meio Ambiente

Na avaliação da presidente do Movimento, Rose Marques, o objetivo principal foi atingido. "A área foi recuperada e a comunidade participou ativamente, esse era nosso maior objetivo. Porém, temos que fazer mais eventos como esse, para que nossa comunidade saia do blá, blá, blá, e passe para a prática de ações comunitárias que aumentem nossa integração e que, efetivamente, melhorem nossa qualidade de vida", afirmou.

Para 2016, o Movimento prevê organizar dezenas de ações comunitárias, além de eventos culturais e esportivos que integrem a comunidade. As propostas do Movimento, fruto de reuniões comunitárias (relembre aqui) serão apresentadas ao administrador regional interino do Jardim Botânico na próxima reunião da comunidade, na segunda (07), no Condomínio Ouro Vermelho II, às 19h00. Essa reunião é aberta a toda comunidade do Jardim Botânico.

Imprensa registrou o evento

A Rede Globo gravou matéria que foi ao ar no DFTV 1ª edição, para assistir a matéria, basta clicar no vídeo abaixo:

=> Rede Globo - DFTV 1ª Edição - de 05/12/2015:




Saiba como participar do Movimento e pedir ações como essa para sua região


Para participar do Movimento é muito fácil. Você pode se associar clicando aqui ou, caso queira participar apenas como voluntário, escolha uma das comissões de trabalho e clique aqui para preencher seu cadastro. Você também pode enviar uma sugestão ou ideia clicando aqui.

______________________________
Veja também:
______________________________

1 comentários:

Olá!Vários conds têm ainda q cumprir cotas de compensação ambiental. Será que não poderíamos usar parte dessas cotas arborizando a Av do Sol e demais ruas de acesso aos conds associados? Não temos espaço para calçadas na maioria dos trechos, infelizmente,mas há espaço para árvores. Isso tornaria o nosso microclima mais agradável,estaríamos devolvendo a vegetação e embelezando nosso bairro.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.