sexta-feira, 29 de julho de 2016

Comandante Geral da PMDF anuncia efetivo policial exclusivo para Jardim Botânico

Da Redação do MCJB - 29/07/2016


Em reunião do CONSEG-JB ocorrida ontem (28), o comandante geral da PMDF, Cel. Nunes, anunciou que o Jardim Botânico terá um efetivo policial exclusivo de 40 homens para fazer a segurança do bairro, atendendo assim uma demanda histórica da comunidade.

O anúncio é o resultado de diversos encontros negociais conduzidos pelo CONSEG-JB e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico com a cúpula de Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e a Administração Regional.  A última reunião ocorreu no dia 27, no Condomínio Ouro Vermelho I, com a presença de Márcia Alencar, Secretária de Segurança, e do Cel. Nunes, Comandante Geral da PM, e integrantes do Movimento e do CONSEG-JB (relembre aqui).

O Destacamento era o que a comunidade esperava como solução de curto prazo para o aumento da criminalidade no JB, evidenciado, nos últimos dias, pelos sucessivos assaltos a mão armada e arrastão no comércio da Estrada do Sol. A solução anunciada ainda será complementada com projeto a ser desenvolvido pela PMDF e apresentado à comunidade na segunda quinzena de agosto, e que conterá uma provável estratégia de segurança de médio e longo prazo, bem como a utilização das ferramentas que hoje a PM dispõe. A elaboração desse projeto foi apresentada como solução pelo subcomandante geral da PM, Cel. Sant´Ana (relembre aqui).

A subsecretária Joana Mello apresentou o projeto da Secretaria sobre a instalação de câmeras de vídeo. Informou que o Jardim Botânico estará contemplado na segunda etapa.

Comunidade compareceu em massa e não coube no auditório da Paróquia. 

A reunião do CONSEG fugiu ao seu modelo tradicional, em função da grande expectativa em torno da solução que seria proposta. A presença maciça da comunidade obrigou os organizadores a saírem do auditório e instalar a reunião no pátio em frente. As autoridades compuseram a maior mesa da existência do CONSEG. Participaram, além do Presidente do Conseg - JB Flávio Santos e do Cel. Nunes, comandante geral da PMDF, Joana Mello, subsecretária de segurança cidadã; Cel. Valdemir, comandante regional; Alessandro Paiva, administrador interino do Jardim Botânico; Major Paulo André, coordenador dos CONSEGs; Erito Cunha, delegado titular da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião); a ouvidora da SSP, Nélia Vieira; Ten. Ferreira, representante do 17º Batalhão dos Bombeiros; Padre André Lima, o anfitrião que cedeu as dependências da Paróquia Santa Clara São Francisco, além dos representantes do DER, Roberto Saldanha,  e do DETRAN, Aldelvandro Reis. Participaram também o Vice-Presidente Cel. Mario Fontes, a Primeira Secretária Margarete Souza e o Segundo Secretário Alex Silva, integrantes da Diretoria do CONSEG - JB.

Flávio Santos, presidente do CONSEG (e), Coronel Nunes, comandante geral da PM, Rose Marques, presidente do Movimento e Alessandro Paiva, administrador regional interino do Jardim Botânico (d), ao final da reunião do CONSEG-JB
Quase ao final da reunião, o Administrador Interino Alessandro Paiva leu mensagem do Governador, parabenizando os moradores pela implementação do Destacamento e informando que brevemente visitará a comunidade.

O efetivo anunciado terá caráter operacional, mantendo a parte administrativa em São Sebastião. Nesse caso, o posto policial em frente ao comércio deverá assumir papel de base para o grupo, embora a estratégia definida seja de mobilidade policial, que vem sendo apresentada como o modelo a ser seguido atualmente em todo o DF. Ou seja, os 40 homens, revesados em escala de serviço, estarão rodando pelo Jardim Botânico em tempo integral.


Diretoria do CONSEG - JB com Coronel Nunes.

O subcomandante de São Sebastião, Major Conde, deverá chefiar esse efetivo. Esse destacamento é o embrião de um futuro batalhão, afirmação feita pela subsecretária e que o Cel. Nunes endossou. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.