quarta-feira, 22 de julho de 2015

Junção do Mangueiral com Jardim Botânico é oficializada em reunião com administrador interino

Da redação do MCJB - 22/07/2015
Em reunião realizada no último dia 20, o administrador interino, Aldenir Paraguassú, explicou para a comunidade do Mangueiral detalhes da Portaria nº 4 e confirmou que o Jardins Mangueiral oficialmente passou a fazer parte do Jardim Botânico, Região Administrativa (RA) XXVII. A reunião foi realizada na sede da Associação de Amigos do Jardins Mangueiral - AAMJ.


Foi a primeira vez que a comunidade participou de reunião como integrante do Jardim Botânico e não mais como parte de São Sebastião. Alguns moradores demostraram receio com a mudança, especificamente com relação a possibilidade de mudança do CEP ou aumento do IPTU.


A comunidade se fez presente à reunião em número suficiente para lotar o salão e, como grupo anfitrião, recebeu o administrador interino, várias lideranças do Movimento - MCJB, síndicos, presidentes de associações e diretores de cooperativas.


Endereço continua o mesmo e IPTU não vai aumentar


O administrador explicou que a Portaria n.4 trata apenas da divisão de competência administrativa das RA’s de São Sebastião, Santa Maria e Jardim Botânico, para emissão de alvarás, habite-se, licenças, etc. As mudanças de endereçamento só ocorrerão após aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, que ainda será discutido pela Câmara Legislativa.


Paraguassú ressaltou que, com esse relacionamento administrativo já consolidado, será mais fácil convencer os deputados a incluir o Jardins Mangueiral na futura cidade do Jardim Botânico, que deve ser criada com o novo PDOT. “O Jardins Mangueiral é o único bairro do DF que formalizou, neste governo, pedido de mudança de uma região administrativa para outra, e foi atendido.”, afirmou Paraguassu.  


O administrador interino também explicou que essa alteração não muda o valor dos imóveis, portanto, não altera o valor do IPTU. “Você só pagará mais imposto se seu imóvel valer mais”, informou.


Reclamações e relatos de problemas da região


Os moradores do Jardins Mangueiral relataram os principais problemas da região, como ausência de investimentos para escolas, posto de saúde e posto policial. Também reclamaram que o atual governo cancelou duas licitações para a construção de uma escola e uma creche. O presidente da AAMJ, Odair Coronheiro, destacou que a Associação formalizou vários pedidos tanto para a administração de São Sebastião, quanto diretamente aos órgãos do GDF, não sendo atendido.


O administrador interino esclareceu que, a partir da Portaria nº 4, as demandas comunitárias do Jardins Mangueiral devem seguir diretamente para a administração do Jardim Botânico. Pediu a compreensão da comunidade, pois será preciso um tempo maior para apurar todos os problemas e encaminhar as soluções. “Estou como o cachorro que caiu do caminhão de mudanças, conforme vou me inteirando dos problemas, vamos encaminhar soluções”, concluiu.


Comunidade do Jardim Botânico reclamou da falta de investimentos


O administrador também ouviu reclamação dos moradores do Jardim Botânico. Eles ouviram, diretamente da SEPLAG, informações de que não haverá investimentos para o bairro em 2016, previstos na LOA (Lei Orçamentária Anual).


Há também o risco de se perder uma verba de quase 1 milhão de reais para o Jardim Botânico, que está na SEPLAG aguardando projetos de execução. Segundo o secretário-adjunto da SEPLAG, Renato Brown, caso essa verba não seja utilizada até Outubro deste ano, será remanejada para outros setores do governo.

Dentre os investimentos mais destacados pela comunidade,  que poderiam ser executados com essa verba, estão a construção de passarela subterrânea e a retirada do semáforo em frente ao comércio do Jardim Botânico, promovendo maior fluidez do trânsito, que emperra no sinal.


________________________________________
Veja também:
________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.