sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Justiça manda bloquear importante via no Jardim Botânico

Fonte: Google Street View

Da Redação do MCJB - 07/08/2015

A NOVACAP e o DETRAN-DF anunciam fechamento temporário da via HI-104 Sul, que interliga a QI 27 do Lago Sul com os condomínios na DF-001, alegando falta de licenciamento ambiental.


O fechamento da via HI-104 sul está previsto para ocorrer na madrugada da próxima segunda-feira (10/08). Essa via é muito utilizada principalmente por moradores dos condomínios Ville de Montagne, Quintas da Alvorada e demais condomínios do Altiplano Leste (veja no mapa aqui).


Segundo a assessoria de comunicação da NOVACAP, os dois órgãos estão cumprindo decisão judicial movida pelo Ministério Público, que acatou denúncia dos moradores da QI 27 do Lago Sul. No processo, os moradores afirmam ser contra a existência da via, pelo aumento do tráfego de veículos na região, consequência do aumento da população dos condomínios do Altiplano Leste.


O processo existe desde 2002 e o GDF chegou a evitar o bloqueamento da via, em decisão de primeira instância. O juiz do processo havia entendido que a pista, mesmo com uma “inobservância da legislação de regência, quanto à construção da via, a sua manutenção atende mais ao interesse público do que a sua retirada”, afirmou.


Porém, após recorrer da ação, o Ministério Público convenceu os desembargadores que a inobservância da licença ambiental deve ser cumprida para, só depois, proceder com a liberação da pista.

Fluxo na DF-027 deve aumentar

Com o fechamento desta via, o intenso tráfego da DF-027 que interliga a DF-001 com a ponte JK deve aumentar ainda mais, principalmente nos horários de pico da manhã, quando as famílias deixam seus filhos nos colégios das QI’s 26 e 28 e fogem do carregado trânsito da DF-027.

A NOVACAP afirma que será a responsável, junto com o IBRAM, pela elaboração do estudo ambiental exigido para a liberação da via, porém, não tem previsão de quando esse estudo ficará pronto.


______________________________
Veja também:
=> O poste do alívio
______________________________

4 comentários:

Isso é um absurdo!
Onde está o interesse social?
Neste caso prevalece o interesse de meia-dúzia de moradores que não querem carros passando em frente às suas casas do que de milhares de contribuintes que tiveram seus direitos alijados.
Nossa justiça é pobre demais.
Em razão desta decisão, milhares de contribuintes tiveram suas vidas prejudicadas para beneficiar os meia-dúzia de moradores do lago sul.
Não duvido que dentre estes moradores há parentes dos magistrados ou os próprios magistrados morando ali. Algum interesse próprio pode existir para a tomada desta decisão. Inclusive até comercial, uma vez que o posto e o comércio da 27 também restaram prejudicados.
Uma vergonha nossa justiça.
Neste caso, a minoria é beneficiada.

Nào entendo como a Via Pedro Passos foi asfaltada sem os devidos estudos de impacto ambiental e de trânsito. Acho que a via foi asfaltada por meio do jeitinho, que é a semente da corrupção. Não concordo com irregularidades. Sou morador de condomínio da região e estou lutando pela regularização. Quero a escritura definitiva do meu imóvel. A via irregular atrapalha nosso processo de regularização. Então a ação de interdição é bem vinda e que se façam os devidos estudos de impacto. Tentar Levar no grito e sem fundamento legal não funciona.

A questão é: tem alvará ou não tem? Tem autorização ou não? As instituições publicas estão funcionando. Insvasões de luco estão sendo removidas e o que não tem autorização está sendo demolido. Pela via interditada não passa pobre. Ela foi construída por meio da esperteza e do jeitinho. Povo demagogo: Depois as pessoas reclamam e protestam contra a corrupção.

Estão invadindo o Parque Ecologico Bernardo Sayao e consteuindo casas. Essa é a razão da interdição da via.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.