sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Reunião do CONSEG do Jardim Botânico foi marcada pela insatisfação da comunidade

Da Redação do MCJB - 19/02/2016
Comunidade reclama que demandas da segurança pública do bairro não foram atendidas
1ª Reunião do CONSEG do Jardim Botânico em 2016

Reunião do CONSEG do Jardim Botânico, ocorrida no último dia 17 de fevereiro no Jardins Mangueiral, foi marcada pela insatisfação da comunidade. Os órgãos públicos participantes, à exceção da Polícia Militar e Detran, não deram solução para parte significativa das demandas apresentadas. 

Estiveram presentes à reunião todos os órgãos do governo, membros natos do Conselho, bem como os membros eleitos. Entretanto, o evento não correu como esperado pela comunidade. Houve baixa solução para os problemas demandados e muita justificativa para o não atendimento a essas demandas. As exceções da noite ficaram por conta do DETRAN e da Polícia Militar. Essa é a avaliação feita por Flávio Santos, presidente do CONSEG-JB. Para Flávio, “a grande dificuldade está na completa ausência de política pública voltada para a segurança do Jardim Botânico, especificamente.

Do âmbito da Polícia Civil, moradores reclamaram dos resultados de denúncias e inquéritos em casos de furto, principalmente. Os Bombeiros não apresentaram plano de hidrantes solicitado pelo CONSEG, nem plano de resposta rápida para atendimento de ocorrências na região do Jardim Botânico. 

O representante da PM apontou para a urgente necessidade de se resolver a questão da falha no registro das estatísticas de crimes ocorridos no Jardim Botânico, cujos índices estatísticos são muito baixos, o que justifica o não aumento de efetivo. (relembre aqui). Essa é uma das maiores preocupações do presidente do CONSEG que pediu uma solução concreta para a próxima reunião. O avanço fica por conta do entendimento da questão que já é compartilhado pela PM que, mesmo com efetivo reduzido, consegue manter as rondas no bairro. 

Pequenos avanços

O DETRAN anunciou que a licitação para sinalizar o Jardim Botânico e outras áreas do DF está concluída. Essa demanda é antiga e tem sido reiterada pelo Jardim Botânico 3, através de sua associação de moradores. Entretanto, o DETRAN não sabe informar o prazo de implantação das placas de sinalização de trânsito. 
Na operação, três pessoas foram presas
Armas apreendidas pela Polícia Militar em São Sebastião 

O representante da Polícia Militar, que é comandante de batalhão na região do Jardim Botânico, informou que a corporação continua com as rondas pelo bairro, apesar do efetivo reduzido. Recentemente, desmontou acampamento de observação de traficantes da Vila do Boa, em São Sebastião. Na ação houve troca de tiros e o saldo foi de 3 traficantes presos e 3 armas apreendidas. Prometeu reforço no policiamento, após ser informado de uma sequência de assaltos em pelo menos 5 estabelecimentos comerciais localizados na Estrada do Sol. Prometeu, inclusive, ao mais antigo comerciante da região que, após seu 34º assalto, ele não seria vítima do 35º. 
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Comunidade participante da 1ª Reunião do CONSEG-JB de 2016

Comunidade reitera reclamações

A comunidade presente à reunião reiterou pedidos antigos e denúncias realizadas e aumentou o tom das reclamações pela ausência de atendimento. Entre os problemas sem solução está a finalização de obras viárias, importante para a segurança do pedestre. A mais importante refere-se a construção de passagens, ou subterrâneas ou aéreas, pois a colocação de semáforos, embora uma possível solução, por outro lado criaria uma nova dificuldade para a mobilidade, via veículos. 

Houve reclamação sobre o atendimento precário da Delegacia da Polícia Civil de São Sebastião. Outra denúncia não atendida refere-se a invasão e grilagem de terra. Segundo o representante do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a comunidade vem denunciado há cerca de 3 anos e não é atendida, seja pela AGEFIS, que tem a incumbência de fiscalizar, seja pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente. “A grilagem é um problema de segurança pública. É crime e pode ser coibida com uma boa fiscalização. É melhor prevenir do que conduzir um longo processo judicial, ao fim do qual a invasão já se consolidou e o grileiro já partiu para novos empreendimentos, todos muito vantajosos para ele. A grilagem está sempre um passo à frente dos governos”, afirmou. 

Também se transformaram em um problema de segurança pública os entulhos jogados pelas empresas e caminhões de frete ilegais ao longo da DF 001 e vários outros locais na região do Jardim Botânico. Os locais de despejo são abrigo seguro para marginais, e há registro de estupro e até desova de cadáver. 

A representante da AGEFIS, Adriana Dias, relatou que a agencia está passando por uma reformulação visando justamente oferecer respostas mais rápidas e que, brevemente, um novo sistema seria implantado para agilizar o processo de denúncias, tornando-os mais precisos e transparentes.

Outro tema que tem afetado a comunidade diz respeito aos furtos, dificilmente elucidados. O delegado André Leite se justificou dizendo que o efetivo de policiais é realmente baixo e os casos de furto, apesar de investigados, nem sempre há sucesso, pois “depende muito da perícia para se solucionar esses casos. Sem ela, a investigação não é conclusiva”, afirmou.

O Capitão Emerson, representante do Batalhão Ambiental, informou que, após tentativa de homicídio na Vila do Boa, dois suspeitos haviam sido presos em operação do BPMA. Moradores relataram que um deles já estava em liberdade. Mas o capitão prometeu intensificar o policiamento no local. 

O CONSEG-JB agora parte para preparar uma segunda reunião que, espera, seja mais efetiva em resultados que a primeira de 2016. Perspectiva compartilhada pela comunidade.

______________________________
Veja também:
=> CONSEG do Jardim Botânico promoverá sua primeira reunião em 2016
=> Administração do Jardim Botânico retoma reuniões comunitárias
=> Militares da Força Aérea estarão nas ruas do Jardim Botânico para combater mosquito da dengue
=> Secretaria de Mobilidade do DF (SEMOB) apoia projeto do Movimento de construção de bicicletários
=> Movimento Comunitário do Jardim Botânico promoverá sua 1ª Copa Futsal
=> Crescem casos de dengue no Jardim Botânico
=> Comunidade promove Natal Feliz para crianças da Vila do Boa, no último evento de 2015 do Movimento
=> Movimento recebe certificação de OSCIP
=> Associação de Moradores do Jardim Botânico 3 pagam trator para limpar balões e promovem mutirão
=> Primeira reunião do CONSEG: autoridades e comunidade discutem segurança
______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.