sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Crescem casos de dengue no Jardim Botânico

Da Redação do MCJB - 15/01/2016

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF, o Jardim Botânico registrou um aumento de 63% nos casos de dengue, em 2015, comparativamente ao ano anterior. Foram 49 casos.

O GDF registrou uma redução de 16,1% nos casos de dengue no DF, em relação à 2014, mas essa redução não atingiu todas as regiões do DF. Além do Jardim Botânico o Cruzeiro teve um aumento em 239%, isto é, de 33 casos registrados em 2014, passou para 112, em 2015.  (clique aqui e tenha acesso ao boletim).

A localidade com maior número de casos é Planaltina que, apesar da redução em relação a 2014, registrou 2.202 casos em 2015. O vizinho Lago Sul também teve um aumento significativo de casos de dengue. Passou de 94 para 138, um aumento percentual de 46,8%.

A Secretaria de Saúde não informa qual a limitação geográfica utilizada para monitorar os casos no Jardim Botânico, que sofre com a falta de zoneamento, o que repercute na saúde, bem como na segurança pública. Estima-se que os números da dengue no Jardim Botânico poderiam ser maiores, se fosse seguido o mapeamento do bairro, conforme portaria nº4 que estabeleceu novas fronteiras para o Jardim Botânico (relembre aqui).

Além disso, não há postos de saúde no Jardim Botânico, obrigando seus moradores a procurarem hospitais e postos nas cidades vizinhas para os testes. No ano passado, houve falta de reagentes  na rede pública.

Durante o ano de 2015, não houve campanhas contra a dengue no bairro, como ocorreu com outras regiões do DF.

Atualmente, a Administração interina do Jardim Botânico está divulgando que lançará campanha para combater o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e febre chikungunya. Os convites estão sendo enviados à comunidade para uma reunião no próximo dia 18 de janeiro, às 19h, na sala de reuniões da Paróquia Santa Clara e São Francisco, ao lado do Condomínio Mirante das Paineiras. Para participar basta comparecer.

______________________________
Veja também:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.