sexta-feira, 18 de março de 2016

Parceria fará do Jardim Botânico primeiro bairro autossustentável do hemisfério sul

Da Redação do MCJB - 18/03/2016
Parceria Movimento Comunitário do Jardim Botânico e Eco-Inov

Produzir energia limpa e renovável na própria casa e nos condomínios, essa é a meta do projeto “JB Autossustentável”, criado pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, em parceria com a empresa ECO-INOV Tecnologia Sustentável. O objetivo é criar meios de aquisição de equipamentos geradores de energia solar fotovoltaica, bem como de luminárias de LED, para que o morador, a custo baixo,  possa reduzir o seu consumo de energia e conseguir a tão sonhada independência energética,  aumentando sua qualidade de vida. 

No dia 1º de março entraram em vigor as novas regras da ANEEL para a microgeração de energia elétrica que, na prática, criam incentivos para que casas, empresas e condomínios produzam sua própria eletricidade através de sistemas de energia solar fotovoltaica conectados com a rede eléctrica de distribuição pública. As novas regras desburocratizaram a obrigação das distribuidoras locais de energia de compensarem o consumo de energia com a energia excedente produzida pelo sistema solar fotovoltaico, diminuindo o prazo de retorno do investimento feito nos equipamentos geradores fotovoltaicos.

Será possível também que condomínios produzam energia e a compartilhem com seus condôminos. "Qualquer casa, empresa ou condomínio, com pouco investimento, poderá ter sua própria mini geradora elétrica solar fotovoltaica, e praticamente anular sua fatura da CEB por um período mínimo de 25 anos. A substituição das lâmpadas por modernas lâmpadas de LED também contribuirá para esse objetivo”, informa Paulo Lopes, representante da empresa Eco-Inov. Para Fernando Brites, presidente da Eco-Inov, “O processo de busca por energia limpa e sustentável é irreversível e a equipe da Eco-Inov está motivada e determinada a contribuir com o objetivo do Movimento de transformar o Jardim Botânico na primeira região autossustentável do hemisfério sul”.
Parceria Movimento Comunitário do Jardim Botânico e Eco-Inov
Modelo de casa com placas solares geradoras de eletricidade

Projeto será dividido em etapas

Segundo a presidente do Movimento, Rose Marques, a intenção é dividir o projeto em três etapas, sendo a primeira, nos condomínios, a segunda, nas empresas, e a terceira, nas residências. “O objetivo é começar pelos condomínios, substituindo as luminárias de sódio que temos nas ruas pelas luminárias de LED, que são muito mais econômicas – reduzindo o consumo de energia em cerca de 70% – além de melhorarem em muito a iluminação e a segurança do condomínio. Depois, vamos incentivar as empresas e pessoas físicas a fazerem o mesmo dentro de suas instalações e, por fim, vamos buscar obter os benefícios e linhas de crédito, com juros mais baixos, para facilitar a aquisição das mini geradoras de energia solar fotovoltaica coletivas, para condomínios, ou individuais, para residências ou empresas”, afirma Rose. Os condomínios pagam para a CEB pela iluminação pública dentro dos seus espaços de acordo com a potência das lâmpadas que utilizam nos postes das suas ruas. Se a lâmpada for mais econômica, a fatura da CEB será reduzida, propiciando um rápido retorno do investimento.

Parceria Movimento Comunitário do Jardim Botânico e Eco-Inov
Exemplo de diferença de iluminação externa de luminárias de sódio (foto esquerda) com luminárias de LED (foto direita), com 70% de economia.

Segundo a Eco-Inov, com os subsídios da nova regulamentação da ANEEL e a parceria com o Movimento, a expectativa é que o retorno do investimento ocorra em poucos anos, e que a independência energética seja imediata. Além disso, a vida útil dos equipamentos que serão comercializados é superior a 20 anos no caso da iluminação LED pública e maior que 25 anos no caso da energia solar fotovoltaica. Trata-se portanto de investimentos que trarão benefícios de longo prazo para os proprietários e moradores dos imóveis. 

Condomínio Ouro Vermelho I será pioneiro no Jardim Botânico

O primeiro condomínio do Movimento a investir na redução de custo energético será o Ouro Vermelho I, que começará trocando toda a iluminação de suas ruas, de luminárias de sódio, por modernas lâmpadas luminárias LED, obtendo uma redução de 70% na conta de energia. A Eco-Inov foi a empresa selecionada para realizar esse trabalho. A estimativa é que, até abril, todas as vias públicas do condomínio tenham suas lâmpadas substituídas, sendo um portfólio vivo para que outros condomínios constatem a qualidade da iluminação e a redução de gastos.

Eco-Inov já reduziu os preços para associados do Movimento

Os associados do Movimento terão projetos e orçamentos gratuitos, além de desconto especial de 10% em todos os produtos e serviços de LED de Interior e Exterior, desconto especial de 5% em todos os produtos e serviços de Energia Solar Fotovoltaica e ainda linha de crédito especial para financiamento pelo SICOOB. Para mais informações sobre esse convênio clique aqui.


______________________________
Veja também:
=> Administração Regional e NOVACAP iniciam operação limpeza no Jardim Botânico
=> Jardim Botânico ganha novo supermercado
=> DER adia intervenção de emergência no estacionamento do comércio do Jardim Botânico
=> Furto no Jardim Botânico 3 é impedido pela população
=> Calendário especial para comemorar os 31 anos do Parque do Jardim Botânico
=> SEBRAE e Movimento Comunitário do Jardim Botânico lançam a 1ª Feira do Empreendedor do Jardim Botânico
=> Movimento e CODEPLAN se reúnem para debater dados estatísticos do Jardim Botânico
=> DER retoma obras no Jardim Botânico
=> Movimento e Reguffe se reunem para implantação da primeira escola pública do Jardim Botânico
=> Movimento inicia seu programa de convênios e descontos para associados
=> Reunião do CONSEG do Jardim Botânico foi marcada pela insatisfação da comunidade
=> CONSEG do Jardim Botânico promoverá sua primeira reunião em 2016
=> Movimento Comunitário do Jardim Botânico promoverá sua 1ª Copa Futsal

______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.