quarta-feira, 2 de março de 2016

DER retoma obras no Jardim Botânico

Da Redação do MCJB - 02/03/2016
DER, diretores do Movimento, GDF e representantes do comércio se reúnem para retomada das obras no Jardim Botânico

Depois de uma longa pausa, o DER se reúne com o Movimento e atualiza informações sobre obras e parcerias firmadas nos últimos encontros. O estacionamento, que teve projeto anulado, terá obra emergencial.

Participaram da reunião, ocorrida nas dependências do DER, no último dia 29 de fevereiro,  o Superintendente Cristiano e o Engenheiro Darione, responsáveis pelas intervenções viárias na região do Jardim Botânico, os diretores do Movimento, dirigentes do comércio e a Administração Regional do Jardim Botânico. Na pauta os temas encaminhados no último encontro (relembre aqui).

O estacionamento do comércio foi o principal tema. Segundo o superintendente, o projeto anterior foi anulado por falta de uma preparação da drenagem, além de problemas na topografia. Entretanto, um novo projeto, em elaboração pela SEGETH (Secretaria de Habitação e Território), vai propor novo projeto urbanístico para toda a área. O projeto está a cargo de empresa privada e tem previsão de entrega para junho, mas sem prazo para execução.

Entretanto, para não agravar o problema que a precariedade do estacionamento vem causando ao comércio do Jardim Botânico, o superintendente Cristiano prometeu uma solução emergencial, em um trecho de 250 m, entre o Shopping e o balão de acesso à Estrada do Sol, próximo ao posto policial. Essa pequena obra dará um novo alento aos comerciantes e clientes neste ano que não prevê nenhuma intervenção no trânsito, além das já programadas.

Passarelas subterrâneas em frente ao comércio e baias nas paradas

Outra reivindicação do Movimento, e que será encaminhada pelo Superintendente à SEGETH, refere-se à inclusão neste novo projeto urbanístico de passarelas subterrâneas. Além de protegerem pedestres no trecho da DF-001, em frente ao comércio do Jardim Botânico, o fluxo dos veículos não será interrompido, portanto com impacto na melhoria do trânsito.

O Movimento solicitou quatro passarelas mas,  devido à proximidade, o DER deverá pedir a inclusão de três: uma, no local onde hoje se encontra o semáforo; outra,  na faixa de pedestre, em frente ao Condomínio Estância Jardim Botânico; e,  uma terceira,  próxima ao Condomínio Mirante das Paineiras, em frente ao acesso da Estrada do Sol. Os comerciantes afirmam que a passagem subterrânea também dinamizará as vagas do estacionamento, já que seus clientes também teriam a opção de estacionar seus veículos no pólo de artesanato e atravessar com segurança.

Outra demanda antiga, também tratada na reunião, foram as baias de recuo nas paradas de ônibus, principalmente as localizadas na DF-001. Atualmente, as paradas não possuem recuo, obrigando os ônibus a pararem na faixa da direita que, paralisada, gera congestionamentos.

Duplicação da DF-463, Balão da ESAF  e  de acesso a condomínios

A finalização das obras do balão da ESAF e a duplicação da DF-463 também estiveram no rol de reivindicações do Movimento. O Superintendente explicou que a greve dos servidores do DER,  ocorrida no final do ano passado, e as chuvas  atrasaram as obras e dificultaram sua conclusão. Mas prometeu que, até o final de março,  as intervenções do balão da ESAF  serão inauguradas, junto com a DF-035, faltando apenas a sinalização. Já a entrega da DF-463 tem previsão para o final de abril, pois a conclusão depende do encerramento do período de chuvas.


A respeito do balão que organizará o acesso a diversos condomínios, tais como o Ville de Montagne e Mansões Itaipú, tudo depende, segundo o Engenheiro Darione, de trâmites burocráticos para implantação, sem previsão de construção. Os dirigentes do Movimento informaram que esse balão é uma das prioridades eleitas pela comunidade, em reunião comunitária. 

______________________________
Veja também:
=> Movimento e Reguffe se reunem para implantação da primeira escola pública do Jardim Botânico
=> Movimento inicia seu programa de convênios e descontos para associados
=> Reunião do CONSEG do Jardim Botânico foi marcada pela insatisfação da comunidade
=> CONSEG do Jardim Botânico promoverá sua primeira reunião em 2016
=> Administração do Jardim Botânico retoma reuniões comunitárias
=> Militares da Força Aérea estarão nas ruas do Jardim Botânico para combater mosquito da dengue
=> Secretaria de Mobilidade do DF (SEMOB) apoia projeto do Movimento de construção de bicicletários
=> Movimento Comunitário do Jardim Botânico promoverá sua 1ª Copa Futsal
=> Crescem casos de dengue no Jardim Botânico
=> Comunidade promove Natal Feliz para crianças da Vila do Boa, no último evento de 2015 do Movimento
=> Movimento recebe certificação de OSCIP
______________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.