Da Redação do MCJB - 22/05/2016
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Na última quarta-feira (18), durante visita ao Jardim Botânico, o governador fez um anúncio que quase passou despercebido, mas era muito esperado pela comunidade do bairro: o início da operação da primeira linha de ônibus regular, ligando o Jardim Botânico à Rodoviária. Uma das principais demandas da comunidade, a linha só foi viabilizada após um esforço conjunto entre a Comissão de Mobilidade do Movimento, a Administração Regional e o DFTRANS.
As reuniões do Movimento ocorreram principalmente com o diretor técnico do DFTRANS, Márcio Antônio, objetivando viabilizar a promessa feita pelo órgão em 2012, de linha de ônibus regular e exclusiva para o Jardim Botânico. Segundo o diretor, foram vários os estudos, mas também impedimentos e imprevistos que atrasaram a implantação desta linha. Houve até mesmo um alerta de que o atendimento de ônibus poderia aumentar a quantidade de pessoas em áreas de invasão ou parcelamento irregular. Foi necessário comprovar que a grande maioria da população do Jardim Botânico mora em áreas particulares, das quais muitas já estão legalizadas, para o DFTRANS mudar seu entendimento e decidir pela implantação de uma linha de ônibus exclusiva para a comunidade.
"Essa é uma luta antiga do bairro, agora vamos continuar a conversar com o DFTRANS para que os circulares aumentem o fluxo de viagens, atendendo novas áreas desassistidas do bairro, como Jardim Botânico 3, além do cumprimento dos horários, o que é muito importante", destacou Margarethe Soares, uma das coordenadoras da Comissão de Mobilidade do Movimento. "Também manteremos as negociações com a TCB, para implementação de linhas de ônibus executivas para o Jardim Botânico e Mangueiral", finalizou.
Apesar da falta de informações sobre essa linha, uma das propostas para atender o Jardim Botânico seria a transformação da linha 147.7 que, hoje, sai de São Sebastião, para sair do final da Estrada do Sol em direção a Rodoviária. “O usuário poderia, da Rodoviária, fazer a integração com qualquer outra linha dentro do DF, pagando apenas uma passagem”, destacou Márcio. Outra possibilidade é aumentar o número de circulares e disponibilizar uma linha “coletora” exclusiva para o Jardim Botânico, o que diminuiria a demanda de passageiros nas linhas colapsadas de São Sebastião e Mangueiral.
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Em pesquisa realizada com mais de 1000 moradores do Jardim Botânico, quase 50% das pessoas entrevistas afirmaram que trocariam seus veículos por ônibus, em seus deslocamentos rotineiros, caso houvesse uma opção de transporte coletivo e de qualidade para isso (veja detalhes da pesquisa aqui).
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