sexta-feira, 20 de maio de 2016

AGEFIS derruba muro e libera praça pública

Da Redação do MCJB - 20/05/2016
Foto: Administração Regional do Jardim Botânico
Trator da AGEFIS derruba muro que cercava praça pública. Mulher que se dizia proprietária não apareceu no local.

No início da tarde de hoje (20), foi derrubado o muro que cercou uma praça pública no Jardim Botânico. Dona “Lourdinha”, que afirmava ser proprietária da área da praça, não apareceu para impedir a ação e receber a multa.

Os auditores da AGEFIS chegaram com as máquinas e caminhões no início da tarde. A derrubada foi tranquila, sem confusões como esperavam os agentes. Dona “Lourdinha”, que no domingo do dia das mães mandou levantar o muro e afirmava, aos berros, ser proprietária do lote onde estava instalada a praça, não apareceu para questionar a ação da AGEFIS. Escondida, tampouco pôde ser notificada da multa por tentar se apropriar de bens públicos. Como ela não tomou a iniciativa de derrubar o muro, terá de pagar as custas da retirada. A multa é calculada conforme o tamanho da área invadida e o custo da derrubada ainda será levantado pela equipe que realizou os trabalhos.

Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoA AGEFIS analisou toda parte documental do lote em conjunto com a Terracap e concluiu que a área é pública e está em uma ARIE (Área de Relevância e Interesse Ecológico). Mesmo que ela fosse a legítima proprietária do lote, o que AGEFIS concluiu que não é, Dona “Lurdinha” teria que pedir uma autorização da Administração Regional para construir na área, o que também não aconteceu.

Se Dona “Lourdinha” insistir em construir o muro, a derrubada será direta sem intimação, diferentemente desta vez, quando lhe foi concedida a oportunidade de derrubar o muro, diminuindo o prejuízo. Se insistir, Dona “Lurdinha” vai pagar multa dobrada e, novamente,  os custos da derrubada. “Com essa ação, a AGEFIS demonstra como serão tratadas as invasões de terra pública no Distrito Federal”, relatou ao Blog a assessora de comunicação da AGEFIS.

Comunidade aliviada

Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoMoradores da região se mostraram aliviados e impressionados com a rápida ação do poder público. “Queremos agradecer à todos que ajudaram a devolver nossa praça, a Administração Regional, a AGEFIS e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico”, afirmou um morador que preferiu não se identificar. “Agora vamos monitorar para que, caso ela tente invadir novamente, nós possamos rapidamente chamar a AGEFIS e derrubar de novo”, complementou.

A Administração Regional do Jardim Botânico informou que a limpeza “grossa” já foi feita pela AGEFIS e, na próxima segunda (23), se Dona Lourdinha não desafiar o poder público e construir outro muro no domingo, a Administração fará a limpeza fina e devolver a praça para a comunidade.

Relembre o caso nos links abaixo:
=> Mulher mura praça pública no Jardim Botânico e se diz proprietária
=> AGEFIS manda demolir (12/05/2016)

1 comentários:

Nós, moradores do Condomínio Quintas Itaipú e região, queremos agradecer imensamente ao Movimento Comunitário do JB e à Administração do JB pelo empenho na solução dessa situação que nos causou tantos transtornos.

Muito Obrigado!

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.