terça-feira, 7 de junho de 2016

Mais um incêndio ameaça condomínio Interlagos e comandante do grupamento de bombeiros reclama por ser incomodado

Da Redação do MCJB - 08/06/2016

Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoPela segunda vez, em menos de um ano, o Condomínio Residencial Interlagos enfrenta incêndio que ameça residências. Bombeiros enviam uma viatura. Presidente do CONSEG-JB liga para pedir uma segunda viatura e Comandante do 17º Grupamento de São Sebastião reclama que está sendo incomodado. E manda que peçam ao governador outra viatura.


Ontem, 07, por volta das 20 horas, um incêndio de grandes proporções teve início em área florestal não habitada, ao lado do Condomínio Residencial Interlagos, um dos parcelamentos situados ao longo da Estrada do Sol, ameaçando cerca de 20 casas.


Foto: Movimento Comunitário do Jardim BotânicoÉ a segunda vez, em menos de um ano, que o Interlagos padece com um incêndio semelhante. Desta vez, o fogo se iniciou em um depósito de entulhos, localizado ao lado da via vicinal que liga a Estrada do Sol à Vila do Boa.  E, também pela segunda vez, o vento ajudou o fogo.


Os bombeiros foram acionados, mas a única viatura pareceu insuficiente aos moradores que se digladiavam com duas frentes de combate: o fogo no local onde começou o incêndio e o fogo que avançava sobre as casas. Diante do quadro, os condôminos passaram a usar as mangueiras de jardim para combater as labaredas. Pela segunda vez, a mesma situação dramática. (relembre aqui)


O presidente do CONSEG-JB, Flávio Santos, morador do condomínio, entrou em contato com o Comandante do 17° Grupamento de Bombeiros de São Sebastião, Major Abreu, responsável também pela região do Jardim Botânico, na busca pelo reforço de uma segunda viatura. O comandante informou que só havia uma viatura responsável por debelar incêndio florestal. O Major Abreu também informou ao presidente do CONSEG-JB que sua ligação o incomodava e que fosse procurar o governador para pedir uma segunda viatura. Ao final, a segunda viatura apareceu.


Flávio Santos explicou que,  em nenhuma reunião do Conselho com a comunidade,  o Comandante alegou ter falta de viaturas para atender a região e lamentou pela resposta que recebeu, pois em outras ocasiões sempre foi muito bem atendido pelo Comandante. Informou também que levou ao conhecimento do Comandante, por diversas vezes, a situação de risco de incêndios representada pela invasão crescente da Vila do Boa.  O presidente do CONSEG-JB chegou a pedir que o grupamento de bombeiros realizasse uma campanha de conscientização junto à comunidade da invasão sobre os riscos da utilização do fogo.
Foto: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Fogo ao lado do muro do Condomínio ameaçou casas
Segundo Pedro Bertoni, morador do condomínio,  que combateu o fogo por cima do muro para proteger sua casa e a da vizinha, este incêndio foi muito maior e mais perigoso que o primeiro. Lamentou que o atendimento dos bombeiros tenha sido moroso e confuso e que o motorista da viatura não conhecesse a região.  

O Administrador interino do Jardim Botânico, Alessandro Paiva, já informou que agendará reunião com o Comando Geral dos Bombeiros para tratar das demandas do Jardim Botânico. 

1 comentários:

Creio que devemos ajudar o Maj Abreu a cumprir sua árdua missão. Ele está programando um curso de combate a incêndio florestal para todos os condomínios de sua área de atuação. É muito importante que as síndicas e síndicos dos condomínios e, presidentes de associações, enviem seus funcionários para fazer este curso. Muitas vezes com ações de uma pequena equipe treinada podem ser evitados sinistros de maiores proporções. Até que cheguem os Bombeiro. O fato é que na atualidade o efetivo do 17º GBM é insuficiente para atender a sua área de responsabilidade. É importante que tenhamos consciência dessas limitações. Portanto, creio que é mais importante tomarmos uma atitude positiva. Vamos ajudar o Maj Abreu, oficial do corpo de bombeiros que tenho certeza está dando o melhor de si para contribuir com a comunidade do Jardim Botânico. Mario Fontes - Vice-Presidente do CONSEG do Jardim Botânico.

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.