terça-feira, 22 de março de 2016

Jardim Botânico quer melhoria na relação com o governo do DF

Da Redação do MCJB - 22/03/2016
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Reunião com assessoria do governador e lideranças do Jardim Botânico

No último dia 15 de março, a diretoria do Movimento reuniu-se com a assessora do governador, Mariana Sales. Participaram da reunião os síndicos de condomínios da Estrada do Sol, representantes do Mangueiral, do Jardim Botânico 3 e do comércio.  Também participou o presidente do CONSEG e a editoria do Blog do Movimento.

A reunião foi motivada pela necessidade de se informar o governador acerca da realidade do bairro, que tem pautas exclusivas, como a regularização de condomínios, por exemplo, questão que se desdobra em outras questões, como a vivida pelo comércio, cujo estacionamento afugenta os clientes que procuram outros lugares para comprar. Os projetos de melhoria do estacionamento são sucessivamente anulados, sempre refeitos e nunca executados.

A exposição foi apresentada em data show e, a cada ponto, um dos presentes apresentava a questão a partir da perspectiva do grupamento que representava. A pergunta central era “por que o governo despreza o Jardim Botânico?” Além do questionamento que pautou a apresentação, os presentes ratificaram posição já assumida por moradores e pelo Movimento de desacordo a ação de grileiros. E protestaram pelo fato de que, para o governo, o bairro é reduto de grileiros.

Outros temas se sucederam, tais como falta de investimentos, ausência de previsão orçamentária para o bairro em 2016, falta de segurança, regularização de condomínios, projetos não concluídos, etc. Ficou evidenciada a insatisfação comunitária gerada pela vacância do cargo de administrador da região administrativa do Jardim Botânico que, na visão dos líderes comunitários, causa boa parte dos problemas, portanto sua ocupação seria o ponto de convergência para boa parte das soluções. Atualmente, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal, o cargo está vago e é ocupado interinamente pelo administrador do Lago Sul.

O Jardim Botânico, conforme apresentado à assessora do governador, é um bairro que tem seus condomínios ocupando cerca de 70% de área particular e não área pública; que uma estimativa de 64 mil pessoas ocupam cerca de 80% da área edificada; que é o bairro com o maior potencial de pagamento de impostos,  segundo dados da Codeplan, e, apesar disso, não tem qualquer equipamento público (escola, delegacia, posto de saúde, etc.).

Lei de Responsabilidade Fiscal e sacrifício

Os presentes à reunião foram unânimes em concordar com o esforço do governo Rollemberg em conter os excessos herdados. A cota de sacrifício, entretanto, precisa ser repartida entre todas as regionais e esse entendimento precisa ser compartilhado com o governo do Distrito Federal. Esta é a opinião do vice-presidente do Movimento,que apresentou as distorções no aparelhamento de pessoal nas diversas regionais. Exemplo dessa distorção é uma RA (bairro) com um número de habitantes muito inferior ao Jardim Botânico, mas com mais do dobro de servidores na Administração.

Distorções como esta confirmam o “desprezo” ao bairro, quadro que o Movimento quer mudar através do diálogo com o governo do Distrito Federal.

______________________________
=> Administração Regional e NOVACAP iniciam operação limpeza no Jardim Botânico
=> Jardim Botânico ganha novo supermercado
=> DER adia intervenção de emergência no estacionamento do comércio do Jardim Botânico
=> Furto no Jardim Botânico 3 é impedido pela população
=> Calendário especial para comemorar os 31 anos do Parque do Jardim Botânico
=> SEBRAE e Movimento Comunitário do Jardim Botânico lançam a 1ª Feira do Empreendedor do Jardim Botânico
=> Movimento e CODEPLAN se reúnem para debater dados estatísticos do Jardim Botânico
=> DER retoma obras no Jardim Botânico
=> Movimento e Reguffe se reunem para implantação da primeira escola pública do Jardim Botânico
=> Movimento inicia seu programa de convênios e descontos para associados
=> Reunião do CONSEG do Jardim Botânico foi marcada pela insatisfação da comunidade
______________________________ 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.