quarta-feira, 6 de abril de 2016

Linha de ônibus exclusiva para o Jardim Botânico: TCB e Movimento querem implantação

Da Redação do MCJB - 06/04/2016
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Ônibus executivo da TCB vistoria trajeto proposto pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Movimento propõe trajeto de ônibus exclusivo para o Jardim Botânico e a empresa TCB - Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda veio hoje, 6 de abril, percorrer o bairro. A iniciativa é da Comissão de Mobilidade do Movimento.


Os técnicos da empresa se espantaram com o tamanho do Jardim Botânico e confirmaram a necessidade de implementação de linhas regulares e executivas para a região. A ideia é iniciarem de imediato estudos de viabilidade para a efetivação emergencial de linhas regulares e executivas. (clique aqui para ver o mapa do trajeto proposto).


Os técnicos avaliaram que a ligação entre os condomínios da Estrada do Sol e a DF-001 com a Rodoviária e Plano Piloto deve ser prioridade. Em uma segunda etapa viria a implementação de outras linhas para atender áreas como Mangueiral, Jardim Botânico 3 e os condomínios do São Bartolomeu. “Temos alguns ônibus executivos disponíveis, que atendiam uma linha do Sudoeste e que foi desativada”, afirmou Danilo Sérgio, um dos técnicos da TCB. “Vamos apresentar o estudo com máxima urgência para nosso diretor técnico e tentar entregar para vocês o mais breve possível”, complementou Danilo para o Blog.

Pesquisa Comunitária e via alternativa da Estrada do Sol

Os técnicos solicitaram apoio da comunidade para responder uma rápida pesquisa que respalde a análise técnica, comprovando a demanda por novas linhas de ônibus no bairro. Afirmam que, em uma análise prévia, essa demanda é clara, porém precisam de um respaldo estatístico para obter o serviço com mais rapidez.  O Blog aceitou o desafio e pede ajuda aos seus leitores para responder a pesquisa. Clique aqui e ajude a implementar a linha de ônibus no bairro, respondendo essa rápida pesquisa.


Os técnicos avaliaram que, com o adensamento populacional e a ausência de políticas de mobilidade para uma região como o Jardim Botânico, a tendência é o transporte entrar em colapso. Além disso, viram a necessidade urgente de uma via alternativa para a Estrada do Sol. 
Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Motorista faz a volta no ônibus, ao final da Estrada do Sol

Pedido feito ao DFTRANS não foi atendido
Várias reuniões foram feitas com integrantes do DFTRANS para a implementação urgente de uma linha regular exclusiva para o Jardim Botânico (relembre aqui), mas a informação é de que a empresa Pioneira, responsável pela região, não tem ônibus suficiente. Porém, o DFTRANS conseguiu aumentar a frequência dos ônibus circulares de interligação (relembre aqui). Os moradores reclamam que os circulares não resolvem o problema, pois os usuários são obrigados a fazer a baldeação na DF-001, com ônibus lotados oriundos de linhas já sobrecarregadas de São Sebastião e Mangueiral.

1 comentários:

Sugiro que, para atingir o número de 100 pesquisas respondidas sobre o transporte, que sejam impressos os formulários e coletadas as respostas nos pontos de ônibus. Abçs

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.